domingo, 24 de março de 2013

Mona Lisa: Obra de Leonardo da Vinci


Mona Lisa é uma das obras mais populares de Leonardo da Vinci, artista renascentista. Também possui o nome de 'Gioconda'. A obra surgiu entre os anos de 1503 à 1506. É uma pintura em óleo sobre madeira de álamo e atualmente está exposta no Museu do Louvre, em Paris, na França.

Mona Lisa é um mistério. Há algumas hipóteses sobre quem foi a mulher desta obra. Uma delas é a de que Mona Lisa possa ter sido uma imagem idealizada de Da Vinci. Uma outra seria o auto-retrato do artista, vestido de mulher. Porém, a hipótese mais correta e plausível, revela que Mona Lisa era Lisa Del Giocondo, esposa de um comerciante rico italiano, chamado Francesco del Giocondo.

A obra possui várias características. Mona Lisa destaca-se pela estética, técnicas e recursos artísticos utilizados. O sorriso enigmático e a expressão serena são as características mais marcantes da pintura.  Da Vinci também buscou retratar uma harmonia entre a humanidade e a natureza, fato observado na harmonia existente entre Mona Lisa e a paisagem de fundo. Os conhecimentos matemáticos também foram usados na confecção da obra, onde o pintor buscou atingir a perfeição e o equilíbrio.

Nesta obra, Da Vinci usou com perfeição a técnica do sfumato, que consiste em criar gradientes na criação de sombra e luz numa pintura. Leonardo da Vinci é considerado o criador desta técnica.


Fonte: http://www.suapesquisa.com/leonardo/mona_lisa.htm


Nome: Albert Willian Souza Soares
Ra: 6658409114

6 comentários:

  1. Obrigado me ajudou preciso para a prova

    ResponderExcluir
  2. Monalisas invadem as ruas de Porto Alegre!! É #streetart #arteurbana - http://meucantonomundo.com/monalisas-de-mosaico-invadem-porto-alegre/

    ResponderExcluir
  3. Isto não me ajudou em nada quero sb sobre o renascimento

    ResponderExcluir