domingo, 24 de março de 2013

Deposição de Cristo ou  "Lamentação pela Morte de Cristo"

Pintura de Giotto: Um dos precursores do Renascimento Artístico.


Esta Obra trata-se do ciclo de afrescos na Capela Scrovegni (1304-1306), Pádua.

 

No quadro  podemos verificar que as figuras nele representadas já não são estereótipos pintados de acordo com o padrão tradicional, mas são apresentadas como seres com sentimentos, em pranto e luto frente ao corpo inerte de Cristo. Todas as figuras que rodeiam Cristo mostram expressões de dor e gestos de grande sofrimento. O ponto de entrada na composição é nos dado por duas mulheres sentadas, cobertas por grandes capas, viradas de costas para nós. Há um grande recolhimento nestas figuras, que colocadas na posição do observador, quase nos permite, pelo menos mentalmente, tocar no corpo de Cristo. Também a figura de S. João mostra muito sofrimento. Representado com os braços lançados para trás numa atitude profundamente dramática e com a boca meio aberta como que soltando um grito de dor. Neste quadro, Giotto conseguiu dar novas formas à expressão da dor.
Até os anjos estão "humanizados" e mostram sentimentos, chorando e esvoaçando desordenadamente, enchendo o céu de pranto. Giotto inovou, não só na representação da expressão da dor como também na do mundo divino, que na tradição medieval era apresentado como uma esfera do além, em que toda a grandeza e perfeição eram dadas pela utilização de um fundo dourado.
Giotto substituiu esse fundo dourado por uma paisagem, transformando a superfície em espaço, em "espaço narrativo" como lhe chamou Wolfgang Kemp. Na "Lamentação pela Morte de Cristo", criou uma paisagem através de uma linha de colinas ao fundo, rematada por uma árvore morta. Giotto, neste quadro, numa forma muito original de compor esta passagem da morte de Cristo, usa o declive da rocha para descrever uma diagonal descendente que leva o olhar do observador até ao cadáver de Cristo, no canto inferior esquerdo, nos braços da Virgem Maria. Há neste quadro um profundo luto.

 

Site:http://pintaraoleo.blogspot.com.br/2011/05/giotto-foi-o-pintor-que-abriu-um-novo.html  

*  PUBLICADA POR EVA AFONSO À(S) 15:51.

   Fonte: "Guia de História de Arte" - dirigido por Sandro Sproccati - Editorial Presença, 2009

 

Nome: Vânia Cristina de Souza

R.A: 6290259295

Nenhum comentário:

Postar um comentário